segunda-feira, 19 de novembro de 2012

História das invenções tecnológicas: o telefone celular (7ªB)


A invenção do celular
Adrielly e Victória
 
O telefone celular causou um enorme espanto há 31 anos. A primeira ligação pública usando um aparelho portátil foi feita no dia 3 de abril de 1973. Na ocasião, o pesquisador da Motorola Martin Cooper ligou para um telefone fixo diretamente de uma esquina do centro de Nova Iorque, nos Estados Unidos.

O peso do aparelho era de cerca de um quilo e media 25 cm de comprimento por 7 cm de largura. A bateria se esgotava após 20 minutos de conversa. A inovação do início da década de 70 significou um importante avanço tecnológico em relação aos telefones móveis que vinham sendo utilizados em automóveis desde os anos 40.

A invenção, entretanto, só passou a ser comercializada 10 anos mais tarde, em 1983, quando a própria Motorola lançou no mercado mundial o modelo DynaTAC 8000X.

O mercado de telefones celulares se tornasse um dos mais competitivos do mundo, devido a busca por consumidores. Isso demandou além das pesquisas de produtos, um grande investimento em marketing.

                O telefone celular, como resultado deste processo, passou a ser algo mais acessível, independentemente da classe social ou região geográfica das pessoas, e ao mesmo tempo incorporou funções que extrapolam a simples transmissão de voz.

 

 

Referências:

 



http://minilua.com/invencoes-do-seculo-20-telefone-celular-1/