segunda-feira, 29 de outubro de 2012

História dos esportes (8ªB): o handebol


Handebol
 

João Victor de Souza

  

A origem e meu relacionamento com o esporte

 

Ele já foi jogado de varias formas diferente e varias épocas diferentes. Tanto em 600 AC, até hoje. Em 600 AC. Eles jogavam um jogo descrito por Homero em A Odisséia. Hoje em dia é um dos esportes mais jogados pelas meninas, e cada vez mais aumenta o numero de meninos querendo jogar esse belíssimo esporte. Eu particularmente conheço um monte de garotos querendo e jogando esse esporte, como dois queridos amigos da minha sala (Diego Souza e Matheus Barban).  

Há dois anos atrás, quando estava na sexta serie, eu jogava para o time da escola, mas não chegamos a ganhar nenhuma medalha nessa época, o Maximo que chegamos foi nas quartas de final, que perdemos para o campeão  e o vice-campeão que foram as escolas municipais Espin e Neusa. Pois na época éramos tão bons quanto as meninas do DELIBO, também esteve na final com ESPIN. O time masculino era formado por: Guilherme, Gabriel Saldanha, Lucas Barreto, Matheus Barban, Kainan, Ayslan, Thiago Martins, Pedro Lopes e o outro Lucas, e como grande e bravo técnico, Junior. E o das meninas era formado por: Karen Pires, Brenda Iolanda, Nathália Andrade, Luanna, Tainá, Gabriela Mercedes, Yanca Yozzi, Gabriela Riul, Gabriela Borges, Beatriz, Letícia, Larissa Boldieri, Viviane Ferraz, Larissa Cristina e como grande técnica Rita. Tanto eu quanto a maioria dessas pessoas atualmente estão jogando para RIBEIRÃO.

 

Historia Olímpica

O Handebol fez uma estréia nos jogos olímpicos de Berlim, em 1936. Na época era mais popular e mais divulgado o handebol de campo. Este era praticado em campos de grama com dimensões e gols similares ao de futebol, com 11 jogadores por equipe. Nesta época houve apenas competições masculinas e foi a única vez em que este tipo de handebol participou das olimpíadas. Nos jogos olímpicos de Munique, em 1972, o handebol voltou ao cronograma olímpico, mas com outra modalidade, o handebol de quadra. Este possui apenas 7 jogadores, é praticado em quadras de 40m por 20m e gols de 2m por 3m. Em 1972 apenas ocorreram competições masculinas. As competições femininas foram introduzidas nos jogos olímpicos de Montreal, em 1976. A partir desta data, não houve mudanças significativas do handebol nas olimpíadas.

 

Handebol no Brasil

Depois da Primeira guerra mundial, muitos alemãs imigraram para o Brasil, trazendo suas culturas, tradições folclóricas e as atividades recreativas e desportivas por eles praticadas. Em 26 de fevereiro de 1940, foi fundada a federação paulista de Handebol , tendo como seu 1º presidente: Otto Schemelling.

O handebol de salão foi oficializado somente em 1954, quando a  Federação teve seu 1º torneio aberto de handebol. Como ilustração, nos JEB’s/ 1972 o handebol teve a participação de aproximadamente 10 equipes femininas e 12 masculinas, já em 1973 nos IV JEB’s em Maceió-AL tivemos cerca de 16 equipes femininas e 20 masculinas.

O handebol, é formado por 7 jogadores sendo :

1 goleiro (a)

1 pivô

1 central

2 meias

2 pontas

 

Obs: O handebol atualmente é o esporte coletivo mais rápido e violento do mundo.

 

Referências: