domingo, 7 de outubro de 2012

História dos esportes (8ªA): Ginástica Rítmica


A Ginástica Rítmica no Mundo

A Ginástica Rítmica
Jéssica e Yuri

Segundo informações do site Canal Olímpico, “a ginástica rítmica começou a ser praticada por volta da década 20, após o final da Primeira Guerra Mundial”. Várias escolas de ginástica começaram a acrescentar novos exercícios e música à ginástica artística. Por conta da adição desses elementos, “em 1961, na União Soviética, a modalidade passou a ser chamada de ginástica rítmica”. A modalidade  era praticada somente por mulheres.  O intuito era o de “realçar o movimento do corpo com o aparelho, a feminilidade foi outra constante na ginástica rítmica que incorpora, inclusive, posições e técnicas vindas do balé clássico”. Ainda segundo o Canal Olímpico, a ginástica rítmica busca muitas referências na dança que podem ser percebidas nas principais escolas de dança. “Moscou e Kiev são mundialmente conhecidas por suas escolas, enquanto outros países periféricos no esporte, como Espanha e Brasil, encontram na dança fortes identidades culturais”.

De acordo com o site da Confederação Brasileira de Ginástica Rítmica, o primeiro torneio internacional da modalidade foi realizado no Leste  Europeu, no ano de 1961. “Um ano depois, a Federação Internacional de Ginástica (FIG) reconheceu a ginástica rítmica como modalidade e, em 1963, a entidade organizou oficialmente o primeiro torneio mundial em Budapeste, na Hungria”. Este “evento contou com a participação de 28 ginastas de dez países europeus. Nesta época, as rotinas limitavam-se à bola, arco e maças”. Mais pra frente o esporte teve grande crescimento e popularidade. Em 1984, o Comitê Olímpico Internacional (COI) reconheceu a ginástica rítmica como um esporte olímpico.
            A primeira participação  da ginástica rítmica em olimpíadas foi nos Jogos de Los Angeles com competições individuais. A primeira medalha de ouro foi conquistada por Lori Fung, do Canadá. A prata ficou com Doina Staiculescu, da Romênia e o bronze com Regina Weber, da Alemanha Ocidental. 

A história da ginástica rítmica no Brasil é bastante recente e teve seu início marcado pela chegada da professora Ilona Peuker, da Hungria, que introduziu a modalidade no país, de acordo com o Canal Olímpico. “ A primeira equipe de ginástica rítmica no Brasil foi criada pela professora que ganhou o nome de Grupo Unido de Ginastas. Deise Barros foi a primeira ginasta brasileira a competir internacionalmente. Ela  participou do Campeonato Mundial em 1971, na cidade de Copenhague, na Dinamarca. Dois anos depois, em 1973, a equipe do GUG representou o Brasil no Campeonato Mundial de Roterdã, na Holanda, terminando a competição em 13º lugar. A primeira atleta classificada para uma Olimpíada foi Rosane Favilla, nos Jogos de Los Angeles-1984. Em Barcelona-1992, foi a vez de Marta Cristina Schonhorst marcar presença na competição individual.                                                  

Hoje podemos definir a Ginástica Rítmica tanto como um esporte tanto como uma arte  de movimento harmônicos e femininos. Ainda há preconceitos com os homens que praticam essa modalidade.


Referências: