quinta-feira, 25 de outubro de 2012

História dos esportes (8ªB): o handebol



HANDEBOL

Leiselie e Gabriele
 
        Handebol foi introduzido nos jogos olímpicos em 1936 em Berlim.

Após ausência o esporte retorna em um solo alemão.

O Handebol foi idealizado por um professor de Educação Física, o alemão Karl Sshelenz que procurava trazer uma atividade alegre e movimentada ele criou o handebol com base em um jogo tcheco chamado “Azena”. Por volta de 1914, Berlim foi palco das primeiras disputas que se desenrolam num campo 40x20 metros.

 Depois passou a ser praticado por homens, por isso foram modificadas algumas regras e aumentadas as dimensões do campo.

 O Handebol foi e é um dos esportes mais antigos de que se tem notícia, ele já apresentou grande variedade de formas até a prática atualmente.

Na Suécia em 1910 G.Waeestrom foi quem introduziu o Handebol.

 Na Alemanha em 1912 Hirschmann (O segredo geral alemão da associação internacional de futebol) tentou introduzir o Handebol em um jogo de “campo” seguindo as regras do Futebol. Durante 1915-1927 o supervisor de Educação Física Max Heiser (1879-1921) introduziu o Handebol de campo para as mulheres sendo considerado o real criador do criador do esporte,assim como Karl Schlelenz(1890-1956),um professor de esportes da Escola Superior de Educação Física é considerado o fundador do Handebol.

O handebol, para nós, é um esporte muito divertido e emocionante, que envolve rapidez, prática, concentração, equilíbrio e muito esforço.

Referência: