terça-feira, 2 de outubro de 2012

História dos esportes (8ªA): o futebol no Brasil


O futebol

Murilo G. e Marcelo

Existem vários registros da chegada do futebol em terras brasileiras.

No site do Arquivo do Estado encontramos informações de que em 1864, o futebol foi trazido por marinheiros estrangeiros que jogavam as nossas conhecidas “peladas”. Também do fato de algumas pessoas contarem que em “1874 e 1878, jogava num descampado em frente ao palácio da princesa Isabel, no Rio de Janeiro”. “Terceiros indicam o futebol ’caipira’ praticado no interior de São Paulo por volta de 1867”. O futebol no Brasil começou como um esporte da elite.

A primeira partida de futebol aconteceu em 1895, em um terreno doado por uma empresa de transporte da época, na Várzea do Carmo, perto da região do Brás e contou com a participação dos altos funcionários de duas empresas: a: a San Paulo Gas Company e a The São Paulo Railway Company.

Ainda de acordo com o site do Arquivo do Estado, somente em 1901, o Velódromo Paulistano, construído em 1892 para as corridas de ciclismo, passou por adaptação e tornou-se o primeiro estádio de São Paulo. “A primeira bola de futebol no Brasil foi trazida pelo paulista Charles William Miller”. Os negros passaram a poder jogar futebol somente na década de 1920. Durante o governo de Vargas, foi feito um grande esforço para expandir o futebol para o Brasil todo. 

No Brasil, o futebol é o esporte mais praticado de todos os tempos, até os dias atuais. O futebol praticado em estádios atrai, até hoje, milhares de pessoas e  tornou-se a grande diversão dos trabalhadores e da população em geral. Acessível a todos, atrai pessoas de todos os níveis sociais, culturais e econômicos, sendo considerado o esporte mais democrático do mundo. Envolve habilidade, técnica, diversão e emoção.

O campo de futebol torna-se um grande templo, onde se reverencia a bola.

 
 
Fontes;
 
www.arquivoestado.sp.gov.br/exposicao_futebol/introducao_futebol_bras. php