sábado, 6 de outubro de 2012

A História dos esportes (8ªA): o futebol


Futebol no Brasil

                                     Bruno e João Pedro

De acordo com a Wikipédia, o futebol chegou ao Brasil em 1894 pelo paulista Charles Miller. Ele trouxe consigo duas bolas, começando com o esporte na região de São Paulo, e de lá em diante o futebol foi o esporte mais praticado e uma paixão para população brasileira. Hoje temos oitocentos clubes profissionais, treze mil times amadores e onze mil atletas federados (corresponde 16% da população). O futebol movimenta ao ano 16 bilhões por ano.

Há indícios de que, desde 1864, marinheiros ingleses, franceses e holandeses, quando paravam nos portos aproveitavam e iam à praia jogar uma partida de futebol, no entanto no caso, eles levavam a bola e tudo. Os marinheiros não desenvolveram o futebol brasileiro e sim dos próprios países.

Antigamente os negros não podiam jogar futebol, que era praticado pelas pessoas da elite.

Em 1950, o Brasil foi palco da copa do mundo, mas acabou perdendo o título em pleno Maracanã para a seleção uruguaia. Em 2014, a copa novamente será realizada no Brasil.

A nossa opinião é que quando o futebol chegou ao Brasil era injusto que só as pessoas ricas podiam praticar o esporte e felizmente isso mudou, e hoje todos podem praticar.
 
 

Referências: