segunda-feira, 15 de outubro de 2012

História dos esportes (8ªA): hipismo


HIPISMO
Larissa, Natália e Isabela
 

Hipismo é o montar a cavalo que utiliza todas as práticas desportivas que envolvam este animal. Podemos encontrar as provas de salto, dressage, corridas, polo, etc. Em nível olímpico, esta prática se faz representar pelas modalidades de corrida, salto e dressage. Apesar de existir desde a antiguidade, suas regras e competições modernas surgiram no ano de 1883, nos U.S.A.  No programa dos jogos olímpicos modernos, o hipismo foi incluído nos Jogos de Verão de 1912 em Estocolmo, Suécia.

Nas Olimpíadas ocorrem as seguintes provas: adestramento, saltos e concurso completo de equitação (individual e em equipe). 

Adestramendo: A dupla (cavaleiro e cavalo) terão que fazer movimentos (conhecidos como "figuras") de diferentes graus de dificuldade. Há figuras obrigatórias. O objetivo é que essas figuras sejam feitas com a maior perfeição possível, as quais os juízes darão notas nos quesitos disciplina, prontidão e elegância, exigindo perfeita sintonia do conjunto.

Saltos: nos saltos, a dupla deve transpor, em sua totalidade, de 10 a 15 obstáculos tendo uma  pista que mede entre 700 e 900 metros. A altura dos obstáculos vai de 0,40m a 1,65m, dependendo da categoria. Para a chamada Equitação Fundamental, a altura dos obstáculos vai de 0,40m a 0,90m. O vencedor será o cavaleiro que tiver o menor número de faltas e terminar o percurso mais rápido.

Concurso Completo de Equitação (ou CCE): é uma espécie de triatlo equestre, reunindo provas de adestramento, salto e cross-country, e pode ser disputada em dois formatos: um dia (ODE) e três dias (3DE), não sendo permitido trocar de cavalo uma vez que tenha começado. Trata-se de uma prova completa, na qual o conjunto deve mostrar habilidade em diversas situações.

Principais competições: a principal competição de hipismo, em nível mundial, são os Jogos Equestre Mundiais. São organizados desde 1990.

Principais potências: os países que mais se destacam atualmente no hipismo mundial são: Reino Unido,Holanda, Estados Unidos, Alemanha e Bélgica.

Não-olímpicas:

Enduro:o enduro são provas de longa distância, entre 80 e 160km, disputadas em etapas chamadas de "anéis",onde é colocada à prova a resistência do animal. Ao final de cada anel (fases entre 15 e 40km), há paradas para recuperação e testes no cavalo, os "vet-checks", onde os animais cansados ou que apresentem dores no sistema locomotor são declassificados, sem a possibilidade de substituição.

Volteio:tem como execução de movimentos de Ginástica Artística sobre o cavalo em movimento, utilizando seu impulso a favor do atleta e criando uma harmonia e ressoância com o mesmo. As notas são aplicadas conforme a técnica, grau de dificuldade, equilíbrio, segurança do atleta e integração do volteador com o cavalo.

Atrelagem:são provas de adestramento, maratona e corrida de obstáculos para serem cumpridas por uma charrete puxada por um, dois ou quatro cavalos. No adestramento, devem executar movimentos livres e obrigatórios numa pista de 100 x 400m. A maratona é um percurso de 22km com obstáculos naturais e artificiais. A corrida de obstáculos é uma prova contra o relógio onde os cavaleiros devem seguir numa linha reta e esquivar dos cones ao longo do caminho.

Rédeas: mais do que guiar o cavalo, a prova busca mostrar que o cavaleiro domina todos os movimentos do animal

Pólo: praticado por dois times de quatro cavaleiros, numa partida que dura de quatro a oito períodos (chukkas) cada. O objetivo é, montado no cavalo, utilizar o taco para golpear a bola entre as balizas, marcando mais gols que a equipe adversária. O campo mede 275m de comprimento por 140 de largura, sem contar com a área de escape, enquanto os gols possuem 7,3m de largura, permitindo que a bola passe pelas traves em qualquer altura.

História do Hipismo

Esporte conhecido pela elegância, o hipismo surgiu do costume de nobres europeus, especialmente ingleses, de praticarem a caça à raposa, quando os cavalos precisavam saltar troncos, riachos, pequenos barrancos e outros obstáculos que os caçadores encontravam pelas florestas. O desenvolvimento da atividade ocorreu no século XX, com a criação das primeiras pistas com obstáculos exclusivamente para a prática de saltos. 

O primeiro registro de uma competição de hipismo no Brasil data de abril de 1641, graças a um holandês. A prova inicial realizada em território nacional teria sido organizada por Maurício de Nassau, em Recife (Pernambuco), com a presença de cavaleiros holandeses, franceses e brasileiros.

Mas, somente, em 1911, os primeiros clubes hípicos foram fundados no país: a Hípica Paulista (SP) e o Clube Esportivo de Equitação do Rio de Janeiro. A formação das hípicas era uma consequência natural do hábito de industriais e proprietários rurais de São Paulo praticarem a caça à raposa.

O esporte ganhou nova dimensão, no Brasil, na primeira metade da década de 20, com a chegada de uma missão militar francesa.

 

Referências: