segunda-feira, 8 de outubro de 2012

História dos esportes (8ªA): o futebol


O Mundo do Futebol
Camila e Gabriela Andrade

 O futebol foi introduzido no Brasil por Charles Miller, após a viagem do jovem brasileiro à Inglaterra. Ele trouxe consigo duas bolas de futebol, e passou a tentar converter a comunidade de ingleses da cidade de São Paulo de jogadores de críquete para futebolistas, criando um clube de futebol no Brasil.

 Os primeiros clubes de futebol na cidade de São Paulo começaram a surgir na última década do século XIX. O São Paulo Atlethic Club, fundado em 1888 para a prática de críquete, adotou o futebol como esporte em 1896. Em seguida, em 1898, houve a criação da Associação Atlética Mackenzie College, assim como a do Sport Club Internacional e a do Sport Club Germânia, ambas em 1899, e também a do Club Atlético Paulistano, em 1900, que formaram, em 1901, a Liga Paulista de Futebol. Nos anos seguintes, também nos bairros operários, foram criados clubes como Sport Club Corinthians Paulista (1910), Palestra Itália (1914), Clube Atlético Juventus (1924), entre outros.

 Segundo o site do Arquivo do Estado, futebol brasileiro nasceu e se desenvolveu como um esporte de elite. No início, não existia remuneração aos jogadores e tampouco um local específico para a realização das partidas. A primeira partida de futebol aconteceu em 1895, em um terreno cedido por uma empresa de transporte da época.
 
 

Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Futebol_do_Brasil