quinta-feira, 11 de outubro de 2012

História dos esportes (8ªA): o vôlei


 A História do Vôlei


Lorena  e  Thais

        De acordo com o site UOL Esporte, existem duas versões para a introdução do vôlei no Brasil. A primeira indica que a modalidade começou a ser praticada em 1915, em um colégio da cidade de Recife.

        Ainda segundo o site, a segunda hipótese afirma que a divulgação se deu em 1916, por intermédio da Associação Cristã de Moços de São Paulo. O Fluminense, do Rio de Janeiro, foi o primeiro a organizar um torneio aberto para todos os membros da Liga Metropolitana de Desportos Terrestres, em 1923.

        O Voleibol era um esporte de pouca valorização no Brasil até os anos 80, segundo informação do site Brasil Escola, “além de carregar a conotação de que se tratava de um esporte ‘para meninas’, enquanto o futebol seria a prática ‘dos meninos’”.

         Diferente de esportes como o futebol ou o basquete que são jogados por tempo, o voleibol é jogado por pontos. Cada partida é dividida em sets que terminam quando uma das duas equipes conquista 25 pontos. Deve haver também uma diferença de no mínimo dois pontos com relação ao placar do adversário, caso contrário, a disputa prossegue até que tal diferença seja atingida. Vence quem conquistar primeiramente três sets. Cada uma das equipes é composta por doze jogadores, dos quais seis estão atuando na quadra e seis permanecem no banco na qualidade de reservas.

          As substituições são limitadas: cada técnico pode realizar no máximo seis por set, e cada jogador só pode ser substituído uma única vez, com exceção do líbero, devendo necessariamente retornar à quadra para ocupar a posição daquele que tomara originalmente o seu lugar. Como o jogo termina quando um time completa três sets vencidos, cada partida de voleibol dura no máximo cinco sets. Se isto ocorrer, o último recebe o nome de tie-break e termina quando um dos times atinge a marca de 15, e não de 25 pontos. Assim como os demais, também é necessária uma diferença de dois pontos com relação ao placar do adversário.

         Os seis jogadores de cada equipe são dispostos na quadra do seguinte modo. No sentido do comprimento, três estão mais próximos da rede, e três mais próximos do fundo; e, no sentido da largura dois estão mais próximos da lateral esquerda; dois, do centro da quadra; e dois, da lateral direita. Estas posições são identificadas por números: com o observador postado frente à rede, aquela que se localiza no fundo à direita recebe o número 1, e as outras seguem em  ordem crescente conforme o sentido anti-horário.


 Referências: