terça-feira, 9 de outubro de 2012

História dos esportes (8ªA): o voleibol


Historia do Voleibol 
Vinicius e Luana

O vôlei foi criado em 9 de fevereiro de 1895, o criador foi William George Morgan nos  Estados Unidos, segundo texto do Portal São Francisco. Para criar um esporte de equipes sem contato físico entre os adversários, de modo a minimizar os riscos de lesões.

O voleibol é composto por seis jogadores, levantador, jogadores de ponta, jogadores de meio, oposto e líbero.

2,3,4 são posições de ataque.

1,5,6 são posições de defesa.

O voleibol tem vários sistemas de formação, como: 4x2 e 5x1.

A data que ficou marcada na história do Brasil foi 16 de agosto de 1954, neste dia nascia a Confederação Brasileira de Voleibol.

Mas foi na metade da década de 70 que o então presidente Carlos Arthur Nuzman uniu organização e marketing esportivo, de acordo com o site da Secretaria da Educação do Governo do Paraná. 

O vôlei Brasileiro tem três títulos olímpicos. No masculino, durante os jogos de Barcelona e Atenas. E no feminino em Atlanta.

Além desses títulos, são mais sete medalhas no voleibol de praia, sendo  cinco de prata e duas de bronze.

Segundo o site da Federação Tocantinense de Voleibol, “ no novo modelo de gestão, a CBV foi dividida nas seguintes unidades de negócios: Seleções de Quadra, Seleções de Praia, Competições Quadra, Competições Praia, Viva Vôlei e Centro de Voleibol”.

Conclusão

A nossa opinião sobre o Voleibol é que ele é um esporte para trabalhar em equipe, que contem varias posições e regras, com muito esforço físico.

Alem de tudo serve para competir e também se divertir, porque é um esporte muito bom de se praticar.

 

 Referências:

http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=73