quarta-feira, 3 de outubro de 2012

A História dos esportes (8ªA): a Esgrima


A Esgrima

Bárbara e Gabriel

A esgrima é um esporte que surgiu em forma de combates apropriada para esporte em 1406.

A esgrima era muito mais que um simples desporto , era uma forma de combater , defesa e ataque , não havia nenhuma regra , nenhum tipo de restriçao naquela epoca.

Da Antiguidade à Alta Idade Média (antes de 1350)

Não se sabe da existência de nenhum manual de esgrima anterior à Baixa Idade Média (exceto por algumas instruções de luta grega).

A Baixa Idade Média (1350 a 1500)

O pai da esgrima alemã é Johannes Liechtenauer. Por volta de 1410, houve vestigios da primeira escola de esgrima.

A esgrima é um esporte olímpico por excelência. Segundo o site escudeiros, a  atividade combina os ideais do esporte de alto rendimento com as tradições do combate com armas. É um dos poucos presentes no programa olímpico desde a primeira edição, em 1896.

AS ARMAS

A segurança é um ideal profundamente respeitado. Em nenhum momento o esgrimista busca provocar qualquer tipo de ferimento real. As armas não possuem corte, nem ponta perfurante, vale lembrar.

 A ROUPA

De acordo com o site Esgrima BTC  “o uniforme tradicionalmente branco é uma vestimenta especialmente desenhada para garantir a segurança”. Quanto às regras, estas “penalizam ação que colocam em risco os atletas e garantem a conduta esportiva e cavalheiresca. Com isso, acidentes são extremamente raros”.


A Esgrima no Brasil

No Brasil, a esgrima começou no período imperial, pois, enquanto o Brasil era colônia, além de não haver a presença de mestre d’armas no país, também não existia interesse dos colonizadores na prática do esporte.

 

Referencias :