sexta-feira, 26 de outubro de 2012

História dos esportes (8ªB): o futebol


O amor do Brasil pelo futebol

Julia e Sueyoshi   



O futebol é um dos esportes mais populares do mundo.  É um  esporte que desperta tanto interesse em função de sua forma de disputa. Praticado em centenas de países,
o futebol chegou ao Brasil na metade do século XIX. Segundo algumas fontes, por volta de 1864, o esporte foi trazido por marinheiros estrangeiros que jogavam as nossas conhecidas “peladas”.
O futebol moderno, como é jogado hoje, foi introduzido no Brasil em 1894 por Charles Muller. Ele formou times e fundou clubes, sendo na época o maior incentivador desse esporte.
A partir de 1930, o futebol já era praticado em estádios, e passou a atrair milhares de pessoas. Durante a era Vargas, o futebol tornou-se a grande diversão dos trabalhadores e da população em geral. Getúlio Vargas utilizava o futebol para fortalecer a sua política populista. Ele oferecia ingressos para os sindicatos e às vezes, discursava antes de uma partida importante.
No início o futebol era praticado apenas por pessoas de elite, sendo vedada a participação de negros em times de futebol. A partir de 1920 os negros passam a ser aceitos, ao passo que o futebol se massifica.
O Brasil tem cinco títulos mundiais, sendo a única seleção Pentacampeã mundial, isso tudo se não fosse por grandes nomes do nosso futebol, que é tão grande a lista, que não cabe nesta matéria.
Comemora-se em 19 de julho o dia do Futebol.

Fontes: