quarta-feira, 26 de setembro de 2012

História dos esportes no Brasil (8ªA): O Basquete


O basquete

Gabriela e Mariana 

 

            O basquete no Brasil é um esporte bem praticado, tanto por mulheres quanto por homens.Praticado desde escola até jogos olímpicos. Ultimamente, o basquete é muito conhecido nos países, há campeonatos, as crianças o praticam na escola, entre outros.

            Segundo a página Origens do Esporte, do site UOL, em Dezembro de 1891, o professor de educação física canadense James Naismith, do Springfield College,denominada Associação Cristã de Moços, em Massachusetts, Estados Unidos, recebeu uma tarefa de seu diretor: “criar um esporte que os alunos pudessem praticar em um local fechado, pois o inverno costumava ser muito rigoroso, o que impedia a prática do Beisebol e do Futebol Americano”. James, então, “criou um novo esporte no qual não se usava muito os pés, pois os ginásios eram pequenos e de madeiras para que não houvesse muita violência”.
           O Brasil foi um dos primeiros países a conhecer a novidade,quando o norte-americano Augusto Shaw introduziu o esporte na Associação Atlética Mackenzie de São Paulo, em 1896. Por volta do século XX, o basquete começou a se espalhar pelo mundo, logo ele começou a ser organizado para campeonatos e começou a fazer parte dos jogos olímpicos. Cerca de dois anos depois Shaw recebeu um convite para lecionar no tradicional Mackenzie College,na cidade de São Paulo. Trouxe consigo uma bola de basquete e livros de arte. Demorou um tempo até o professor decidir que o basquete seria adotado no Brasil. A forma como o esporte foi apresentado e aprovado pelas mulheres, atrapalhou a aceitação dos rapazes, movidos pelo forte machismo daquela época. Com o tempo Augusto Shaw conseguiu convencer seus alunos de que basquete não era um jogo de mulheres, e conseguiu montar o primeiro time no Mackenzie College.  
Conclusão:
        Nossa opinião a respeito é que Shaw foi certo em persistir no basquete e de tê-lo trazido ao Brasil, e criado o primeiro time. Naquela época os homens eram muito machistas e não aceitavam o fato das mulheres jogarem, mas se superaram e aceitaram. O basquete que se pratica na escola se aprende as regras e passos, para um jogo mais aperfeiçoado, precisa-se de treinamento e esforço.

BIBLIOGRAFIA:
http://www.cbb.com.br/OBasquete/BasqueteBrasil
http://pt.wikipedia.org/wiki/Basquetebol
http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/historia_do_basquete.htm