quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

História da Música: o funk (8ªB)




O FUNK

Brenda e João Victor

O funk surgiu com os norte-americanos no final da década de 1960. Ele é considerado uma musica “mescla”, pois mistura jazz, R&B e soul. Era um estilo de musica impróprio, para certas pessoas, por ter conotação sexual em inglês. O Funk acabou incorporando um estilo sensual, dançante, lento, e com frases repetidas.                                                                                  

O funk na década de 70 tomou outro tipo de gênero com frases mais pesadas. Feito por George Clinton, ele deu origem ao subgênero(P-Funk).                                                                                                  
A partir dos anos 80, o funk foi influenciado por um novo ritmo, a Miami Bass, que trazia uma musica com mais erotismo e mais rápida. A partir de 1989 foram lançadas musicas em português. O funk nessa época falava dos comandos, das armas, e das drogas, mas haviam artistas, como Claudinho e Bochecha, que queriam outros temas.                                                                    

Hoje o funk é separado por dois tipos. Tem o funk com “besteira” que é tocado por  MC Catra, Mc Lon, Mc Byana, Valesca Popozuda, Mc Yoshi, Mc Daleste, entre muitos outros, e os que não tocam “besteira” como o Mc Curinga, Mc Neguinho da Caxeta, Mc Rodolfinho , Mc Léo da Baixada, Mc Menor da Ds, Mc Lh, Mc Guime.

Entre os artistas do funk, destacamos o Felipe Wellington da Silva Cruz, conhecido como Felipe Boladão. Ele teve sua carreira interrompida no dia 19 de abril de 2010. Ele foi assassinado na Praia Grande onde ele e a família moravam. Ele Tinha 20 anos quando morreu. Ele se preparavam para mais um baile funk, que desta vez seria em Guarulhos, São Paulo, quando foi assassinado na noite de sábado, em Praia Grande, no litoral paulista.

Apelidado de “O Poeta do Funk”, Felipe Boladão era conhecido pelas suas letras, sempre conscientes. As de maior sucesso são “Tá díficil”, “Residência dos Loucos 1 e 2”, “A viagem”, “Um anjo me disse”, “Town e Country (Tony Coutry)” e “Eu sei”.
       
       Os Fãs até hoje sentem muita falta do “Poeta do Funk”.

 

Referências:

http://www.terra.com.br/reporterterra/funk/historia_do_funk.htm
http://brauliodj.blogspot.com.br/2010/10/origem-do-funk.html