segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

História da Música: o Sertanejo Universitário (8ªB)


O Sertanejo Universitário

Gabriela e Vitória

 

Sertanejo universitário vem da musica sertaneja, considerado como o seu terceiro movimento. As canções predominantes nesse estilo são simples e por conta dos cantores serem jovens é considerado “universitário”. Esta variação do sertanejo tem mais elementos do pop, em comparação com os outros, por conta dos sintetizadores e das guitarras elétricas serem usadas com mais freqüência nesse estilo de musica.

Este ritmo teve origem no estado do Mato Grosso do Sul, tendo como precursora a dupla João Bosco e Vinicius. Eles iniciaram a carreira em 1994, em bares universitários na capital Campo Grande. Com uma variação do estilo, eles começaram a fazer sucesso e passaram a cantar sertanejo de uma forma mais agitada, onde se destacava a valorização do acústico. Esse estilo já não conta tanto com letras descrevendo situações vividas por “caipiras”. Geralmente estas músicas tratam de assuntos românticos (de acordo com a visão dos jovens). Hoje o Brasil está repleto de duplas fazendo sucesso neste segmento. Suas composições lideram o topo das paradas e recebem milhões de acessos na internet. As principais duplas do sertanejo universitário são: Fernando e Sorocaba, Jorge e Mateus, Vitor e Léo, João Neto e Frederico, César Menotti e Fabiano, Hugo Pena e Gabriel, Luan Santana, Maria Cecília e Rodolfo, Zé Henrique e Gabriel,Gustavo Lima e João Bosco e Vinicius.

 

Luan Santana

 Nascido em 13 de março de 1991, em Campo Grande-MS, aos três anos de idade já chamava a atenção de seus familiares por cantar musicas sertanejas como “Muda de vida”, “Chico Mineiro”, e “Cabocla Tereza”, sem nenhum erro na letra ou no timbre. Seu pai o presenteou com um violão que, a partir daí, se tornou inseparável.Sua primeira gravação foi aos 14 anos, com muita insistência de seus amigos, e não parou mais de fazer sucesso com o sertanejo universitário. Algumas músicas mais conhecidas são “Meteoro”, “Amar não é pecado” e “Te vivo”.

 

Conclusão do grupo

O sertanejo, em nossa opinião, de raiz ou até mesmo universitário, vem ganhando seu espaço no mundo artístico, com musicas famosas, que não saem da boca do povo. E as musicas dizem oque os jovens passam, como romances, festa entre outras coisas e cada vez mais as pessoas se identificam com elas.

Cada musica lançada é um sucesso nacional e até mesmo internacional, e cada vez mais as fãs ficam enlouquecidas com o sucesso de seus ídolos.

Agora aguenta esse sucesso!!!

 

Referências: