sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

História da Música: a música pop (8ªB)


                                        

 

MUSICA POP INTERNACIONAL

Karine e Mariana



INTRODUÇÃO

  A música pop começou no inicio dos anos 30, porém seu momento aconteceu a partir dos anos 50, nos Estados Unidos. O pop é o ritmo que mais agrada ao gosto junevil, além de terem os cantores mais ricos da história. O ritmo vem crescendo cada vez mais no mercado musical.

  A “boy band” britânica One Direction foi formada em 2010 por meio de um “reality” musical de sucesso britânico. Atualmente a banda conta com mais de 15 milhões de fãs espalhados pelo mundo, e tem shows esgotados até 2013. A One Direction tem dois álbuns lançados, sendo um já disco de platina, e um DVD de turnê. A banda vem conquistando fãs por onde passa com suas letras românticas e descontraídas.

                         

A MÚSICA POP INTERNACIONAL

   Nos anos 1930 e 1940 surgiram estilos que influenciariam mais tarde o desenvolvimento do Pop, como o Blues (vindo de Chicago), e a Country Music (vinda do Tennessee). O pop é mais direcionado ao publico jovem, com ritmo dançante e quase sempre agitado. Os anos 90 foram marcados pelas “boy bands” e “girl groups” (grupos de 5 a 6 garotos ou garotas vocalistas dançantes que se revezavam no solo vocal). Alguns exemplos de bandas deste tipo que estouraram na época são Spice Girls e Backstreet Boys. 

 Os escritores David Hatch e Stephen Millward definem a música pop como "um conjunto musical que é distinguível da música popular, folclórica e do jazz". De acordo com o Grove Music Online, o termo "música pop" "foi criado no Reino Unido em meados dos anos de 1950 como uma descrição para o “rock and roll e os novos estilos musicais juvenis. Michael Jackson até hoje é considerado o rei do pop internacional, pela melodia e letras de suas musicas (fonte: Wikipedia).

Hoje em dia as boy bands estão em alta, assim como os cantores solos. As cantoras e cantores do momento são Justin Bieber, Demi Lovato, Selena Gomez, Britney Spears, Beyonce, Rihanna, Chris Brown, Jason Derulo, Madonna entre outros, e o destaque entre as bandas é a boy band One Direction.
 
ONE DIRECTION

 Esta boyband foi formada no Reino Unido em 2010 pelo do “reality show” musical ”The  X-Factor UK”, e é composta pelos britânicos Harry Styles, Zayn Malik, Louis Tomlinson e Liam Payne e pelo irlandês Niall Horan.

  Até a participação no reality nenhum dos componentes do grupo se conhecia, eles passaram pelas as competições solos, porem Simon Cowell e Nicole Scherzinge viram mais potencial neles juntos. A partir dai eles passaram para as competições grupais, a primeira musica que eles cantaram oficialmente como grupo foi “Torn”, na casa dos jurados, em menos de um ano eles ganharam popularidade pelo Reino Unido.

Hoje, a One Direction é a “boy band” do momento, conhecida em todo o mundo, com um CD (“Up All Night”), lançado em 2011, que já disco de platina em mais de 5 países.

  A turnê “Up All Night” teve seus ingressos esgotados. Em maio 2012 eles começaram a gravar seu segundo disco “Take me Home” o qual foi lançado no Reino Unido, Estados Unidos e Brasil no dia 13 de novembro. Mesmo com o novo disco ainda não lançado, os shows da nova turnê já estão sendo agendados e alguns esgotados.

 

CONCLUSÃO

O pop hoje é um ritmo muito escutado pelos jovens, e nas baladas são muito mais colocados para tocar. E as suas letras falam de festas, bebidas e romances. São muito agitadas e trazem diversão para todos, por isso são os mais jovens que gostam de ouvir esse tipo de música hoje em dia. E acreditamos que vai continuar assim, sempre vai ter esse tipo de música em todo lugar por onde você for.
 
Referências

 
 
Ilustração feita pela dupla