terça-feira, 18 de dezembro de 2012

História da Música: o rock no Brasil (8ªB)


O Rock no Brasil  

Leiselie

 

O rock surgiu nos Estados Unidos  na década de 1950, como um ritmo inovador e diferente de tudo que já tinha ocorrido na música.

O primeiro sucesso do rock no Brasil surgiu na voz da cantora Celly Campelo, que estourou nas rádios com os sucessos “Banho de Lua” e “Estúpido Cupido” no começo da década de 60. Em meados dessa década surgiu a famosa Jovem Guarda com os cantores : Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa.

Na década de 1970, surgiram Raul Seixas e o grupo Secos e Molhados. Na década seguinte, com temas mais urbanos e falando da vida cotidiana, ficaram conhecidas bandas como Ultraje a Rigor, Legião Urbana, Titãs, Barão Vermelho, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Blitz e Os Paralamas do Sucesso.

 

Rita Lee

 

Rita Lee nasceu em São Paulo em 1947. Com um pai dentista e uma mãe pianista, Rita começou a tocar bateria aos 15 anos de idade. Em 1965, formou a banda Os Mutantes, com os irmãos Sérgio e Arnaldo Baptista.

Em 1967 ficou junto de Gilberto Gil no Festival da Record com a música “ Domingo no Parque”. Já nos anos 70, depois de uma carreira curta e bastante produtiva, saiu da sua banda, Os Mutantes. A partir daí, Rita Lee seguiu carreira solo, e lançou álbuns como “Fruto Proibido”, considerado um dos melhores da história do Rock brasileiro, e “Rita Lee” (1979). Em 1975, começou um relacionamento com o guitarrista Roberto de Carvalho, com quem se casou e é seu parceiro profissional desde então.

Já nos anos 80, Rita Lee preferiu seguir um ritmo mais ligado ao Pop, compondo canções populares. Nos anos 90, seu maior sucesso foi o “Acústico MTV”. Na outra década, o CD “Balacobaco”, (2003) superou as expectativas de vendas e teve repercussão positiva junto à crítica. O CD foi indicado ao Grammy Latino na categoria de Melhor Disco Pop Contemporâneo. Rita Lee já vendeu mais de 60 milhões de discos, o que a tornou a cantora brasileira que mais vendeu na história da música do país. Seu apelido é "Rainha do Rock Brasileiro”.

 

Referências:
 
 
 
 
 
 
Estúpido Cupido (Celly Campello)
 
 
 
Fonte:http://www.youtube.com/watch?v=ECG-jn_TQz4