quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

História da Música: o RAP (8ªB)


O RAP
Diego, Fabricio e Kevin
 
Rap (em inglês, também como “emceeing”, segundo o site “the free dictionary”) é um discurso rítmico com rimas e poesias. A sigla RAP significa “rhythm and poetry” (ritmo e poesia). Ele surgiu na Jamaica na década de 1960, e foi levado para os Estados Unidos na década de 70 pelos jamaicanos. Lá se espalhou entre as comunidades negras. É um dos cinco pilares fundamentais da cultura hip hop.
Pode ser interpretado “a capela” e com som de fundo, chamado beatbox. Os cantores de rap são conhecidos como “rappers” ou “mc’s”, abreviaturas para mestre de cerimônia (em Inglês “Master of Ceremony”).
Os principais nomes são:
Racionas MC’s
50 cent
Emicida
 
Emicida
Leandro Roque de Oliveira (São Paulo, 17 de agosto de 1985), mais conhecido pelo seu nome artístico Emicida, é um rapper, repórter e produtor musical brasileiro. É considerado uma das maiores revoluções do “hip hop” do Brasil nos últimos anos. O nome “Emicida” é uma fusão das palavras “MC” e “homicida”. Por causa de suas constantes vitórias nas batalhas de improvisação, seus amigos começaram a falar que Leandro era um “assassino” e que “matava” os adversários através das rimas. Mais tarde, o rapper criou também uma conotação de sigla para o nome: E.M.I.C.I.D.A (enquanto minha imaginação compor insanidades domino a arte). As suas apresentações ao vivo são acompanhadas do DJ NYACK nos instrumentais.
A primeira aparição do rapper na mídia foi nas batalhas de improvisação. O vídeo clipe do seu “single” “Triunfo” teve mais de 2 milhões de visualizações no Youtube.  
 
Referências:
http://www.emicida.com/biografia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rap
http://www.suapesquisa.com/rap/