segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

História da música: a música Pop (8ªA)



       ORIGEM DO POP

Carlos Eduardo e Murilo Gianeti

Introdução

Falar sobre a música pop, é, provavelmente, falar um pouco sobre todos os outros gêneros musicais, já que foi o gênero mais influenciado por todos os outros.

No início, surgiu como balada sentimental, recebeu harmonias vocais do ‘’soul’’, instrumentação do ‘’jazz’’,do ‘’country’’e’’rock’’,orquestração ‘’clássica” e andamento da ‘’dance music’’, da ‘’eletrônica’’, do ‘’hip hop’’ e recentemente até do ‘’rap’’. Mas, o mais importante é entender como esse gênero atingiu gerações e gerações através dos tempos.


A música Pop

A música pop é entendida como uma musica gravada para fins comerciais, muitas vezes para uma audiência juvenil e que consiste de canções relativamente curtas e simples com o uso da tecnologia para fazer novas composições e temas atuais.

O termo “canção de pop” tem registro de uma obra musical com um apelo popular, de acordo com o “Grove Music Online”, o termo “musica pop”, foi inventado no Reino Unido como uma forma para o rock and roll. Declararam que a musica pop competiu com o beat. Em 1967 o termo foi usado como uma oposição ao rock que significou em geral as duas expressões. Enquanto no rock queriam possibilidades de expansão da musica popular, o pop já era mais acessível, a musica pop é como um empreendimento, não de arte, mai sim, de agradar às pessoas.

Referências:

http://musicatuner.blogspot.com.br/
Ilustração feita pelo grupo


Vídeo: Marrom 5- "She will be loved" (YouTube)
 
 
Fonte do vídeo: http://youtu.be/ddFmnEBJr5c