sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

História da música: o Hip-Hop (8ªA)


                       HIP-HOP

                                   Jéssica e Yuri

A Origem do Hip-Hop

É uma cultura que começou durante a década de 1970 nas áreas  centrais das comunidades latinas, afro-americanas e jamaicanas. O criador oficial foi Afrika Bambaataa estabeleceu quatro itens essenciais na cultura do Hip-Hop: o rap, breakdance, o Djing e o grafite.

A cultura hip-hop se espalhou por todo o mundo quando apareceu primeiramente no South Bronx. No início do hip-hop a base concentrava-se nos “disc jockeys” (DJ’s) que criavam batidas rítmicas para pausas “loop” (pequenos trechos de música com ênfase em repetições) em dois turntables, que atualmente é referido como sampling. Antes era acompanhada pelo rap que era visto como um estilo musical de ritmo e poesia, com uma técnica vocal diferente para imitar os sons de DJ’s. Junto com isto surgiram formas diferentes de danças improvisadas, como a breakdance, o popping e o locking.

  As principais origens estilísticas são: R&B, rap, funk, Disco, soul, dub, toasting, performance de poesia, spoken word, scat, ska, blues falado.
            Os principais instrumentos são: toca-discos, sintetizador, vocal, caixa de ritmos, sampler e beatbox.

  A popularidade do hip-hop ficou maior desde o final dos anos 1980 nos Estados Unidos e no resto do mundo na década de 1990, em alta no início da década 2000.

    A chegada do Hip-Hop no Brasil

  No Brasil, o hip-hop é mais conhecido em São Paulo, que surgiu com força nos anos 1980, de lá saíram diversos artistas como Thaíde, DJ Hum, Styllo Selvagem, Região Abissal, Nill, Sérgio Riky entre outros.

                   Os Seis Pilares

Os seis pilares do Hip Hop são:

Os DJ’s (disc jockeys): O “rei” da balada, que domina o espaço em que toca com suas remixagens.
            O Rap: É um ritmo parecido com o Hip-Hop em que se tem rimas.
            O Beat Box: É a percussão vocal do Hip-Hop.
            O MC (máster of cerimonies): A principal função de um MC é animar e divertir as festas e as pessoas. O primeiro MC foi Coke La Rock. MC que animava as festas de Kool Herc.
           
A Break Dance: São as danças B-boying, Popping e Locking.
           
O Grafite: São desenhos, “pichações” em paredes, uns interpretam como vandalismo outros como arte.

                                         Dança

A moda do Hip-Hop é se vestir de origem afro-americana, caribenha e latina, que teve origem no bairro The 5 Boroughs em Nova York. Muitas cidades contribuíram com estilos para o Hip-Hop. Hoje em dia o estilo do Hip-Hop é usar roupas largas, para que os movimentos fiquem maiores e mais dinâmicos. Também é usado bonés.

                                   Lil Wayne

            Seu nome verdadeiro é Dwayne Michael Carter Jr. Nasceu em New Orleans, 27 de Setembro de 1982. É um rapper americano. Seus rappers favoritos são 2Pac, Eminem, Birdman, Pimp Daddy, U.N.L.V, Big Pun e Jay-Z, além do rapper underground JO$H. Ainda durante o ginásio assinou com a Cash Money Records.
            Em 11 de Novembro de 1994 o rapper encontrou um revolver  de seu padrasto e enquanto estava brincando atirou acidentalmente em seu próprio peito por pouco não morreu. Quando acordou no hospital disse para a policia que a arma era do seu padrasto, que foi preso porte ilegal de arma. Após algum tempo na prisão, o padrasto do rapper foi seqüestrado e assassinado. Em referência ao seu tiro fez uma grande tatuagem em seu peito escrito  BANG BANG. E em homenagem a seu padrasto fez uma tatuagem em seu braço escrito “In Memory Of Rabbit, It’s Up To Me”.
            O seu primeiro álbum premiado foi com disco de platina, chamado “Tha Block is Hot”. Os seus dois outros álbuns não foram bem sucedidos, mas apesar disso, Lil Wayne estourou em 2004 com “Tha Carter”, que tinha o single “Go DJ”. O rapper também apareceu no “Top 10” com as Destiny’s Child com o single “Soldier”, naquele mesmo ano. O álbum “Tha Carter ll” nomeou como rapper comtemporâneo, o álbum vendeu mais de 238.000 cópias, estreando em segundo lugar no Billboard “Top 200” e ganhando platina. Em 2005 fundou a gravadora Young Money Entertainment. Hoje em dia o single de mais sucesso é em parceria com Bruno Mars chamado “Mirror”.

Conclusão: O Hip-Hop pode ser considerado como música e dança, as duas tem influências parecidas, não há muito preconceito com esse estilo.

Referências:
*http://djrizo.blogspot.com.br/2012/09/hip-hop.html


*http://pt.wikipedia.org/wiki/Lil_Wayne

 

 
Ilustração feita pela dupla.
 
 
Vídeo: Thaide e Dj Hum- "Sr. Tempo Bom"
 Fonte do vídeo: http://youtu.be/MmDgH5n-nPI