quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

História da música: o Sertanejo (8ªA)


Sertanejo

        Jorge & Mateus

Isabela e Larissa Carleti

A Música Sertaneja ou “caipira” é um gênero musical produzido a partir da década de 1910, por compositores rurais e urbanos. No início este estilo de música era propagado por uma série de duplas, com a utilização de violas e dueto vocal, o que segue até os dias de hoje, sendo a dupla geralmente caracterizada por cantores com voz mais aguda. Enquanto o estilo vocal manteve-se relativamente estável ao longo das décadas, o ritmo, a instrumentação e o contorno melódico incorporaram aos poucos elementos de gêneros disseminados pela indústria cultural.

Exemplos das origens são Cururu, Embolada, Fandango, Recortado, Toada, no interior das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil. Os instrumentos : viola guitarra, violão, sanfona, acordeão e flauta.

 

 

                              Antecedentes

Sertanejos são conhecidos como os locais afastados, longe das cidades, se diferencia da cultura caipira especificamente originária na área que abrange os estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins. É conhecida como "caipira" ou "sertaneja" a execução composta e executada das zonas rurais, do campo, a antiga moda de viola. Os caipiras, duplas ou solo, utilizavam instrumentos típicos do Brasil, como viola caipira.

Primeira era: 
Data: Foi em 1929
Local: tradicionais rurais do interior paulista, sul e triângulo mineiros, sudeste goiano e matogrossense.
Cantores :Além de Cornélio Pires e sua "Turma Caipira", destacaram-se nessa tendência, mesmo que gravando em época posterior, as duplas Alvarenga e Ranchinho, Torres e Florêncio, Tonico e Tinoco, Vieira e Vieirinha, entre outros, e canções populares como "Sergio Forero", de Cornélio Pires, "O Bonde Camarão" de Cornélio Pires e Mariano, "Sertão do Laranjinha", de Ariovaldo Pires e "Cabocla Tereza", de Ariovaldo Pires e João Pacífico.

Segunda era:

 Data: teve início após a Segunda Guerra Mundial.

Cantores: Alguns artistas de destaques desta época foram os duos Cascatinha e Inhana, Irmãs Galvão, Irmãs Castro, Sulino e Marrueiro, Palmeira e Biá, o trio Luzinho, Limeira e Zezinha (lançadores da música campeira) e o cantor José Fortuna.
 Terceira era: 
Data: Durante os anos oitenta.
Cantores:  Trio Parada Dura, Chitãozinho & Xororó, Leandro & Leonardo, Zezé Di Camargo e Luciano, Chrystian & Ralf, João Paulo & Daniel, Chico Rey & Paraná, João Mineiro e Marciano, Gian e Giovani, Rick & Renner, Gilberto e Gilmar, além das cantoras Nalva Aguiar e Roberta Miranda.


Quarta era: Sertanejo Universitário

Data: no início do ano 2000
Cantores: Jorge e Mateus, Luan Santana, Paula Fernandes, Fernando e Sorocaba, Michel Teló (entre outros).





Jorge e Mateus : 

Os dois já cantavam, e um dia numa roda de amigos se conheceram e começaram sua carreira juntos. Em 2005, começaram a se apresentar em bares e casas de shows. Em 2007, lançaram seu primeiro disco ‘’ Ao vivo em Goiânia ’’. A canção “Pode chorar” foi premiada com disco de ouro. Em 2012, Jorge e Mateus lançaram seu 5° álbum, intitulado  “Essencial”, onde reuniram seus maiores sucessos.

MÚSICAS

 



REFERÊNCIAS:



Vídeo: Jorge & Mateus- "Flor" (YouTube)
Fonte do vídeo: http://youtu.be/PwXLEfZkHfA