quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

História da Música: Sertaneja (8ªA)


Música Sertaneja

Bárbara e Laryssa Sandy

Música  Sertaneja ou caipira é um gênero musical do Brasil surgido em  1910, desenvolvido por compositores rurais e urbanos, nas chamada  modas , o som da viola é predominante.

Inicialmente tal estilo de música foi inventada  por uma série de duplas, com a utilização de violas e dueto vocal. Esta tradição segue até os dias atuais.

Destacaram-se inicialmente, entre as duplas pioneiras nas gravações em disco de vinil , Zico Dias e Ferrinho,  Laureano e Soares,  Mandi e Sorocabinha e Mariano e Caçula . Foram as primeiras duplas a cantar principalmente as chamadas modas de viola,  principalmente ligada à realidade , o dia a dia - casos de "A Revolução Getúlio Vargas" e "A Morte de João Pessoa” .

De acordo com os sites pesquisados, tais modificações dentro do gênero musical têm provocado muitas confusões e discussões no país. Críticos literários, críticos musicais, jornalistas, produtores de discos, cantores de duplas sertanejas, compositores e admiradores debatem sobre as quais seriam as formas artísticas de expressão do gênero, que levam em conta as mudanças ocorridas ao longo de sua história. Muitos estudiosos seguem a tendência tradicional de integrar as músicas caipira e sertaneja como sub-gêneros dentro um só conjunto musical, estabelecendo fases e divisões: de 1929 até 1944,  como "música caipira" (ou "música sertaneja raiz"); do pós-guerra até a década de 1960,  como uma fase de transição da velha música caipira rumo à construçao  do atual gênero sertanejo; e do final dos anos sessenta até a atualidade, como música "sertaneja romântica". Outros no meio acadêmico,  consideram "música caipira" e "música sertaneja" genêros muito diferentes e independentes . Onde o sertanejo mais se destacou foi entre : Centro-Oeste , Sudeste e Sul.

São considerados subgêneros o Caipira (ou Sertanejo de Raiz), o Sertanejo Romântico e o Sertanejo Universitário.

Subgêneros
Caipira (ou Sertanejo de Raiz)
Sertanejo Romântico
Sertanejo Universitário

O sertanejo e suas eras

Primeira Era :

Foi em 1929 que surgiu a música sertaneja como se conhece hoje. Gravações pioneiras, o gênero era conhecido como música caipira, cujas letras evocavam o modo de vida do homem do interior (muitas vezes em oposição à vida do homem da cidade), assim como a beleza romântica da paisagem interiorana (atualmente, esse tipo de composição é classificada como "música sertaneja de raiz", com as letras enfatizadas no cotidiano e na maneira de cantar).

Segunda Era :

Uma nova fase na história da música sertaneja teve início após a Segunda Guerra Mundial, com a incorporação de novos estilos e gêneros .

Terceira Era :

A introdução da guitarra elétrica e o chamado "ritmo jovem", pela dupla Léo Canhoto e Robertinho, no final da década de 1960, marcaram o início da fase moderna da música sertaneja. Um dos integrantes do movimento musical Jovem Guarda, o cantor Sérgio Reis passou a gravar na década de 1970 repertório tradicional sertanejo, de forma a contribuir para a penetração mais ampla ao gênero. Renato Teixeira foi outro artista a se destacar. Naquele período, os locais de performance da música sertaneja eram o circo,  alguns rodeios e principalmente as rádios AM.  

Durante os anos oitenta houve uma exploração comercial massificada do sertanejo, somado, em certos casos, à uma releitura de sucessos internacionais e mesmo da Jovem Guarda. Dessa nova tendência romântica da música sertaneja surgiram inúmeros artistas, quase sempre em duplas, entre os quais, Trio Parada Dura, João Paulo & Daniel, Chico Rey & Paraná, João Mineiro e Marciano, Gian e Giovani, Rick & Renner, Gilberto e Gilmar, além das cantoras Nalva Aguiar e Roberta Miranda. Alguns dos sucessos desta fase estão "Fio de Cabelo", de Marciano e Darci Rossi, "Apartamento 37", de Leo Canhoto, "Pense em Mim", de Douglas Maio, "Entre Tapas e Beijos", de Nilton Lamas e Antonio Bueno e "Evidências", de José Augusto e Paulo Sérgio Valle.

Contra essa tendência mais comercial da música sertaneja, reapareceram nomes como da dupla Pena Branca e Xavantinho,  surgiam novos artistas como Almir Sater, violeiro sofisticado, que passeava entre as modas de viola e os blues. Na década seguinte uma nova geração de artistas surgiu dentro do sertanejo disposta a se reaproximar das tradições caipiras, como Roberto Corrêa Ivan Vilela, Chico Lobo e Miltinho Edilberto. Atenta, a indústria fonográfica lançou na década de 2000 o chamado por alguns de sertanejo universitário.

Destacam-se neste movimento duplas como Guilherme & Santiago, Marcos e Léo, João Bosco & Vinícius, César Menotti & Fabiano, Jorge & Mateus, Victor & Leo, Fernando & Sorocaba, Marcos & Belutti, João Neto & Frederico, e cantores como Luan Santana, Michel Teló e Gustavo Lima. Como esse movimento não para e ganha cada vez mais pessoas , o mercado que antes tinha como foco de surgimento de duplas e artistas sertanejos no estado de Goiás, hoje tem eleito novos ídolos do estado de Mato Grosso do Sul como a revelação escolar Luan Santana e a dupla Maria Cecília & Rodolfo. Porém, Goiás não deixou de revelar nomes no cenário nacional, surgiram os já citados Jorge & Mateus e João Neto e Frederico.  Sem falar de artistas vinculados ao sertanejo mais massificado da década anterior, como Guilherme & Santiago, Bruno & Marrone, Edson & Hudson, e outros

 

Na nossa opinião: O sertanejo hoje é um dos mais importantes ritmos do Brasil, difundido de outros ritmos, hoje ele ganha seu espaço em territorio nacional .

 
Luan Santana
Ilustração feita pela dupla.


Luan Santana

Luan Rafael Domingos Santana começou a sua carreira com apenas 16, em Campo Grande (MS) , sua cidade natal.

Com 3 anos , Luan ganhou seu primeiro violão , presente de seu pai , Amarildo Aparecido Domingos de Santana; com isso ele começou a se apaixonar pela música sertaneja, “eu sempre ouvi esse tipo de música , isso é a minha origem” , diz Luan.

No dia 25 de agosto de 2009, Luan gravou seu primeiro DVD, a sua luta foi intensa pra chegar e marcar uma data para a gravação, por causa da chuva forte foi cancelado duas vezes, e em plena terça-feira , em Campo Grande , no Parque Das Nações Indigenas, Luan gravou seu primeiro DVD pra mais de 85 mil pessoas. Foi um sucesso incrível, com os hits “Meteoro”, “Você não Sabe O que é Amor” , “Sinais”, “Tô de Cara” entre outras. Luan consegiu atingir o “auge” de sua carreira.

 

Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_sertaneja

http://zezaiassoares.comunidades.net/

Ilustração feita pela dupla.
 
 
Vídeo: Luan Santana- "Sinais" (YouTube)
 
 
 Fonte do vídeo: http://youtu.be/MxwZ66L9RQI