quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

História da música: o Pagode (8ªA)


Pagode

                                                                Bruno e João Pedro

Introdução

    

Pagode é um gênero musical brasileiro originado no Rio de Janeiro, que surgiu a partir do samba, que começou com o samba de fundos de quintais, que era muito comum no Rio.

Pagode é uma mistura também de tristezas, alegrias e romantismo. Toda festinha de pagode (samba fundo de quintal) tinha bebidas, comidas e muita batucada e cantoria.

No final do século XIX, negros e mulatos já se reuniam ao som do samba no fundo das senzalas.

Samba é dança ritmo, batuque que muita gente gosta. Ele também pode ser considerado um dos meios da capoeira.Capoeira originário também do Rio de Janeiro.

O pagode significa festas, reuniões para se compartilhar amizades, surge como celebração do samba em meados do século XIX e se consolida no final do século XX.

Antigamente, pagode era considerado como festa de escravos nas senzalas. No final da década de 1970, no Rio de Janeiro o termo passou a ser associado a festas em casas e quadras dos subúrbios cariocas, nos calçadões de bares do Centro do Rio e da periferia, regadas a bebida e com muito samba. A palavra pagode no sentido corrente surgiu de festas em favelas e nos fundos de quintais cariocas que falavam sobre sentimentos (alegrias e tristezas) das pessoas que lá moravam.

 

Nome/Grupo
Liderado
Estado
Arlindo Cruz
Carreira solo
Rio de Janeiro
Zeca Pagodinho
Carreira solo
Rio de Janeiro
Art Popular
Leandro Lehart e Márcio Art
São Paulo
Grupo Revelação
Xande de Pilares
Rio de Janeiro
Sorriso Maroto
Bruno Cardoso
Rio de Janeiro
Grupo Pixote
Dodo
 São Paulo
 
 
 
 
 
 

 
 

Arlindo Cruz

Arlindo Domingos da Cruz Filho (Rio de Janeiro, 14 de setembro de 1958) é um músico brasileiro, compositor e cantor de samba e pagode. Arlindo Cruz participou do grupo Fundo de Quintal, e é considerado por muitos a figura mais importante do samba e pagode.

Aos sete anos, o menino ganhou o primeiro cavaquinho. Empolgado com o instrumento, aos doze anos já tirava muitas canções de ouvido, e, como seu irmão, Acyr Marques, aprendia violão. Entrou para escola Flor do Méier, onde estudou teoria, solfejo e violão clássico por dois anos. E já nessa época começou a trabalhar profissionalmente como músico, fazendo rodas de samba com vários artistas, inclusive Candeia, que ele considera seu padrinho musical.


Fonte da imagem: http://blog.jovempan.uol.com.br/entreeles/files/2012/02/Arlindo-Cruz-MTV_foto-Marcos-Hermes_0339.jpg


CONCLUSÃO:

Nós entendemos que o pagode era um tipo de festa originado pelo samba e que a partir dos anos  ele foi sendo melhorado e os grupos de pagode estão bem melhores.

Referências:







Vídeo: Arlindo Cruz "O show tem que continuar" (YouTube)

 
Fonte do vídeo: http://youtu.be/WL5eFEKUcPQ