sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

História da música: a Música Country (8ªA)


       HISTORIA DA MUSICA COUNTRY

Lorena e Thaís
 
A música country é uma mistura de estilos populares encontrados no Sul dos Estados Unidos e nas Montanhas Apalaches. Suas raízes surgiram da música folclórica tradicional, música celta, jazz, música gospel e na música popular do século XX da década de 1920. O significado da palavra “country music” veio da década de 1940 nos Estados Unidos, quando o termo original e precedente era musica “Hillbilly” ( em português “musica caipira” ). O termo foi difundido amplamente de 1970, e no Reino Unido o termo usado era Country and Western.
Os imigrantes franceses e italianos contribuíram com o country, mas as suas raízes são compostas pelas velhas canções inglesas. Por ser um gênero representado pelos homens do campo, os instrumentos rústicos usados eram banjo , bandolim , rabeca , violão , washboar. As primeiras gravações lançadas no mercado norte-americano foram na data de 1922 com o som de Uncle Eck Robertson e Henry Gilliard. Nos Estados Unidos Jimmie Rodgers é conhecido como o “pai” da musica country que influenciou grandes nomes como Hank Williams e a lenda da musica country Willie Nelson. E No sexo feminino grande nome é da cantora Dolly Parton, e é considerada a rainha do country music. E a mais recente é Shania Twain que apenas com um disco vendeu 40 milhões de copias sendo a cantora country com mais discos vendidos no mundo, e é considerada por muitos como a nova rainha do country, por ter revolucionado o estilo Billy Ray Cyrus, Tracy Lawrence, Jennette McCurdy, Taylor Swift , Carie Undewood , Lady Antebellum e muitos outros.
A dança
Existem, basicamente, três tipos de dança:
Singles Dance, Line Dance ou Honky Tonk : dança sem par, em fila, formando coreografias, onde cada um pode colocar seu estilo, giros diferentes, desde que não mexendo na estrutura básica da coreografia.
Two-Step: passo a dois, coreografado, dançado livre ou em círculos, como em uma quadrilha.
Partner Dance: dança de par, a mais parecida com a nossa dança de salão, onde não existe coreografia e a sequência de passos é definida pelo comando do cavalheiro.
                            LADY ANTEBELLUM
Lady Antebellum é um grupo americano formado em Nashville em 2006. Ele é composto por Charles Kelley, Hillary Scott e Dave Haywood. Em 2009, o grupo lançou ’’Need you now’’ como primeiro single do segundo álbum a musica foi a segunda da banda a alcançar o topo da Hot Country Songs.
Lady Antebellum foi premiada "New Artist of the Year" em 2008 pelo Country Music Association, e "Top New Duo or Group" em 2009, pela Academy of Country Music. Eles foram nomeados em duas categorias no Grammy na 51º edição da premiação, e mais duas na edição seguinte dessas indicações, receberam o prêmio de "Best Country Performance by Duo or Group with Vocals” por "I Run to You". Em novembro de 2009, o grupo recebeu os prêmios "Single of the Year" por "I Run to You" e "Vocal Group of the Year Vocal” da Country Music Association.
Ainda pouco conhecido Brasil, o grupo já vendeu 2,4 milhões de cópias em seu país de origem, Estados Unidos. Para a surpresa de quem ainda não conhece a banda, eles pegaram o primeiro lugar no Canadá e o sétimo lugar na Austrália.
                            CONCLUSÃO
A country music é uma mistura de estilos populares encontrados no sul dos Estados Unidos. Suas raízes surgiram da musica folclórica tradicional. Os imigrantes de italianos e franceses contribuíram  para o country, mas suas raízes são compostas pelas velhas canções inglesas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
 
Vídeo: Willie Nelson- "On the Road Again"
 Fonte do vídeo: http://youtu.be/cSICoacOT60
 
Vídeo: Lady Antebellum- "Need You Now" (YouTube)
 
Fonte do vídeo: http://youtu.be/eM213aMKTHg