quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

História da música: o reggae (8ªA)


Reggae

Thales e Thiago

HISTORIA   

O Reggae, é um gênero musical , vindo da Jamaica nos anos 60 , é um ritmo lento ou rápido , pode se usar os dois ritmos para compor , Bob Marley foi o ‘’Rei’’ do reggae .

A mudança do “rocksteady” para o reggae foi ilustrada pelo “shuffle” de órgão cujo pioneiro foi Bunny Lee, destaque nos singles de transição entre os dois gêneros, "Say What You're Saying" (1967), de Clancy Eccles, e "People Funny Boy" (1968), de Lee "Scratch" Perry. A faixa de 1967 dos Pioneers, "Long Shot Bus' Me Bet"  já foi identificada como o exemplo mais antigo do novo ritmo que ficaria conhecido como reggae . No início de 1968, as primeiras gravações de reggae foram feitas: "Nanny Goat", de Larry Marshall, e "No More Heartaches", dos Beltones. O hit de 1968 "Hold Me Tight", do artista americano Johnny Nash, recebeu o crédito de ter colocado o reggae pela primeira vez nas paradas de sucesso dos Estados Unidos .O reggae começou a aparecer também no rock, um exemplo de canção do gênero que tinha uma levada de reggae foi "Ob-La-Di, Ob-La-Da", dos Beatles, de 1968.

A banda The Wailers, fundada por Bob Marley, Peter Tosh e Bunny Wailer em 1963, geralmente é tido como o grupo mais conhecido mundialmente a ter feito a transição por todos os três estágios da evolução do reggae - desde hits de ska como "Simmer Down", para o “rocksteady” mais lento, até o reggae. Além do Wailers, outros pioneiros importantes do gênero foram Prince Buster, Desmond Dekker, Jackie Mittoo, entre outros.

Bandas  Brasileiras de Reggae

Natiruts 

Cidade Negra

Ponto de Equilibrio

Chimarutis

Armandinho

A Reguera

A Tropa

Aline Duran

Alma Zion

Arkaya

Edu Ribeiro e Cativeiro

Expressão Regueira

Filhos do Rey

Junior Dread

Leões de Israel

Liberte-se

Mato Seco

Mística Natural

Mosaico

Motivo de Chacota

Nação Nesta

Negroots

Planta e Raiz

Povo Brasileiro

Raízes Rasta

Reggaço

Sensimilla Dub

Trilhas e Raízes

Usina Reggae

Vibração Nativa

 

BOB MARLEY  

Bob Marley

Bob Marley (Robert Nesta Marley) nasceu em Nine Mile, em 6 de fevereiro de 1945, e faleceu em Miami, no dia 11 de maio de 1981. Marley foi um cantor, guitarrista e compositor, e o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos, famoso por popularizar o gênero. Grande parte do seu trabalho lidava com os problemas dos pobres e oprimidos. Ele foi chamado de "Charles Wesley dos rastafáris" pela maneira com que divulgava a religião através de suas músicas.

A Música de Marley foi fortemente influenciada pelas questões sociais de sua terra natal. Ele é conhecido ter dado voz ao nexo específico, político e cultural da Jamaica

Bob foi casado com Rita Marley de 1966 até a sua morte, uma das I Threes, que passaram a cantar com os Wailers depois que eles alcançaram o sucesso internacional. Ela foi mãe de quatro de seus doze filhos.

Álbuns  

10. Uprising
9. Soul Revolution
8. Natty Dread
7. Rastaman Vibration
6. Catch a Fire
5. Live!
4. Kaya
3. Exodus
2. Survival
1. Burnin’
Conclusão
R: Porque gostamos do gênero e é um gênero legal de pesquisar.
 Referencias
 
Vídeo: Bob Marley- "One love" (YouTube)
 
Fonte do vídeo: http://youtu.be/Kpgo-D42Hbk