quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

História da música: o Rock n'Roll (8ªA)


Origem do rock and roll

Felipe e Igor

Origem do rock,inventor e quando veio para o Brasil

As origens do rock and roll remontam na transição entre as décadas de 1940 e 1950,o rock é uma mistura de diversos gêneros musicas como gospel,folk music (música folclórica) e blues.

Mas quem poderia ser considerado o "Rei do Rock"? É claro que um estilo musical tão complexo e avassalador não poderia ter sua invenção atribuída a apenas uma pessoa ou uma banda.

O ‘'Inventor’' foi o compositor, cantor e pianista Little Richard, que em 1955, explodiu no mundo musical com seu famoso hit 'Tutti Frutti'.

Chuck Berry é compositor, cantor e guitarrista americano que alega que inventou o rock and roll. Apesar de que ninguém pode confirmar que ele criou sozinho.

Ainda existem brigas e polêmicas entre Little Richard e Chuck Berry sobre quem “inventou” o rock and roll.

Uma das bandas de rock famosa recentemente é a Metallica, formada em 1981, depois de James Hetfield rebater contra um anúncio do baterista Lars Ulrich, que colocou no jornal e virou sucesso. É uma banda norte-americana, formada na cidade de Los Angeles, Califórnia. Ela toca o estilo Metal, eles geralmente fazem músicas agressivas.

O "pontapé inicial" do rock no Brasil foi Nora Ney, com a música ‘’Rock around the clock’’ de Bill Haley.

Em 1957 o primeiro rock brasileiro original foi gravado por Miguel Gustavo, se chamava ‘’Rock and roll em Copacabana’’, depois disso foi gravada por outros artistas, fazendo o rock se popularizar no Brasil.

 

CONCLUSÃO: O rock surgiu da igreja, mas mudando seu estilo a cada tipo de artista, criando uma característica para cada um, e nisso, foram surgindo vários outros ‘’estilos de rock’’ no próprio rock, fazendo-o virar uma febre mundial.

 
 





 
Ilustração feita pela dupla.
 
 
Vídeo: Little Richard- "Tutti Frutti" (YouTube)
 
Fonte do vídeo: http://youtu.be/QFq5O2kabQo