terça-feira, 15 de janeiro de 2013

História da música: o Samba (8ªA)


Samba
 
Camila, Gabriela A., Hosana e Luana C. 

O nome Samba veio do nome “semba” um ritmo religioso,o samba veio da África, com influência da Bahia que tem bastante ritmos diferentes, começaram a fazer escolas de samba com vários grupos sambistas, no final dos anos vieram outros tipos de samba, samba-canção, a bossa nova, o samba-rock, o pagode, entre outros.

Referências:




O Pagode
 
O pagode é um gênero brasileiro que veio do Rio de Janeiro, a partir do Samba dos fundos de quintais.
         O pagode era o nome dado as festas que tinha na senzala.
O pagode é uma festa para compartilhar amizade, música, comida e bebida, é uma celebração.
Antes, o pagode era considerado festa para escravos.
Metade das letras fala sobre os sentimentos das pessoas que morram lá no Rio de Janeiro.
Referências:
 
Raça Negra
 
É um grupo de pagode que faze musicas românticas, formado em São Caetano do Sul.
O raça negra é um dos maiores grupos de pagode.
Umas das músicas de grande sucesso do Raça Negra é:
Quando te encontrei
 Quando te encontrei
Te juro não pensei
Que iria me apaixonar
Mas todo amor é assim
Como uma história sem fim
Que tomou conta de mim
O que é que eu faço agora
Já tentei ir embora
Mas meu coração está preso a você
Não sei dizer
O que vou fazer
Pra me livrar desse amor
Eu quero é mais
Viver em paz
E ser feliz seja como for
Não sei dizer
O que vou fazer
Pra me livrar desse amor
Eu quero é mais
Viver em paz
E ser feliz seja como for.
               Fonte: http://www.sambando.com/racanegra.html
 Referências:                 
Turma do Pagode
 
É um grupo que veio da Zona Norte  de São Paulo formado por oito pessoas, o grupo ficou famoso por cantar em casas noturnas famosas em São Paulo, e estiveram em grandes shows fora da cidade.

Uma das Musicas de Grande Sucesso do Turma é:
Lancinho
Você sempre quis
Alguém que pudesse te fazer feliz
E esse alguém sou eu
Precisa saber

Pra te completar
Estar com você
Se ele não liga nem pra desejar
Uma boa noite ou saber como está

Por isso me liga querendo me ver
E eu paro tudo pra estar com você
Preciso te dizer
Quero você

Namora, mas adora um proibido
Eu que sou culpado, eu que sou bandido
Prefere um romance escondido
Sai na madrugada pra dar lancinho comigo (2x)

Uh uh uh...

Você sempre quis
Alguém que pudesse te fazer feliz
E esse alguém sou eu
Precisa saber

Pra te completar
Estar com você
Se ele não liga nem pra desejar
Uma boa noite ou saber como está

Por isso me liga querendo me ver
E eu paro tudo pra estar com você
Preciso te dizer
Quero você

Namora, mas adora um proibido
Eu que sou culpado, eu que sou bandido
Prefere um romance escondido
Sai na madrugada pra dar lancinho comigo

Uh uh uh...

Você sempre quis.

Link: http://www.vagalume.com.br/turma-do-pagode/lancinho.html#ixzz2C70QCcDW
Referências:
 


Conclusão
 
Nossa conclusão é que, com passar dos anos o pagode foi melhorando, com vários grupos de pagode tocando o coração dos fãs com suas músicas românticas,  tocando os sentimentos de quem ouve.


 
Ilustração feita pelo grupo
 
 
Raça Negra e Alexandre Pires- "Quando te encontrei" (YouTube)
 

 
Fonte do vídeo: http://youtu.be/DO8CFN7nqLM