sábado, 12 de janeiro de 2013

História da música: a origem do Rock (8ªA)


Origem do Rock:

Felipe B. e Vinicius
 

Este gênero musical de grande sucesso surgiu nos Estados Unidos nos anos 1950.O Rock era  conhecida por ter um ritmo com batidas e melodias rápidas e um estilo de cantar diferente. Com letras simples e um ritmo dançante, caiu rapidamente no gosto popular.

Rock anos 50

É a fase inicial deste estilo, ganhando a simpatia dos jovens que se identificavam com o estilo rebelde dos cantores e bandas nos EUA. Uma das características mais importantes do rock era o acompanhamento de guitarra elétrica, bateria e baixo. O rock iniciou-se com vários cantores como  Chuck Berry e Little Richard, e uns dos maiores  sucessos que veio foi Bill Haley e Elvis Presley.
 
Elvis Presley
 






Rock anos 60
Essa fase começou com bandas de Rock como The Beatles. Os Beatles ganham o mundo e o sucesso aumentava a cada ano desta década.  Na década de 1960, o Rock ganhou um novo caráter político nas letras das musicas de Bob Dylan e outros, que começaram a fazer sucesso também como The Rolling Stones. Na década de 1969, o rock entrou no estilo de paz e amor. As bandas que fizeram sucesso nessa época foram The Mamas & The Papas, Animals, The Who, Jefferson Airplane, Pink Floyd, The Beatles, Rolling Stones e The Doors.
 The Beatles

Fonte da imagem: http://cdn.lipstiq.com/wp-content/uploads/2012/12/the-beatles-granger.jpeg
Rock anos 70
 Nesta época o rock ganha uma cara mais popular com a massificação da música. Surgia também uma batida mais forte e pesada no cenário do rock. Era a hora do heavy metal, e assim surgiram várias novas  bandas como  Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple.
 
Led Zeppelin
 
Rock anos 80
 Na década de 1980, a “new wave” fez sucesso no ritmo dançante das seguintes bandas: Talking Heads, The Clash, The Smiths e The Police. Surgiu em Nova York uma emissora de TV que era toda relacionada à musica e principalmente ao Rock. Esta emissora era a MTV que transmitia para o povo clipes e musicas novas de bandas e todos os estilos de musicas diferentes.

 
Metallica
 
Rock anos 90
 Esta década ficou com um estilo diferente com ritmos diferentes e do sucesso em um nível muito alto. Do Rap e do Reggae surgiram bandas muitos conhecidas  como Red Hot Chili Peppers e Faith no More. O heavy metal e o funk foram ganhando o gosto dos roqueiros e fazendo grande sucesso. O rock britânico ganhou novas bandas como,  por exemplo, Oasis, Green Day e Supergrass.
 
 
Rock no BrasiL
Os primeiros sucessos no Brasil em rock foram com uma cantora, Celly Campello. Com uma voz impressionante e com as musicas Banho de Lua e Estúpido Cupido, no começo da década de 1960.
Na década de 1970, começou Raul Seixas e outros grupos como Secos e Molhados. Nas décadas seguintes, com temas brasileiros e do cotidiano, bandas como Ultraje a Rigor, Legião Urbana, Titãs, Barão Vermelho, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Blitz e Os Paralamas do Sucesso. Na década de 1990, fizeram sucesso no cenário do rock nacional  Raimundos, Charlie Brown Jr., Jota Quest, Pato Fu, Skank, entre outros.
                                   Conclusão
Nós escolhemos este ritmo porque ele é muito importante para nós e para muitas outras pessoas, e ele é muito conhecido por muitos países e lugares do mundo todo. E todo mundo curte pelo menos alguns “hits” de Rock. Além de tudo,  eu  e meu parceiro adoramos rock, assim como todo mundo.  
 
                     Referências
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rock_no_Brasil             
 
Ilustração feita pelo grupo
 
 
 Vídeo: Elvis Presley- "Suspicious Mind"
 
 
 
Fonte do vídeo: http://youtu.be/SBmAPYkPeYU