quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

História da música: o Samba (8ªA)


                   Historia do Samba

Marcelo

O samba é um gênero musical que vem de um tipo de dança de origem africana (Angola), De acordo com o site Wikipédia ’’ele surgiu no Brasil, é considerado uma das manifestações culturais populares brasileiras’’.  

No samba são usados instrumentos de percussão (tambores, surdos e timbau), mas também violão e cavaquinho.

De acordo com o site Sua Pesquisa, “As raízes do samba foram fincadas em solo brasileiro na época do Brasil Colonial, com a chegada da mão-de-obra escrava em nosso país.                                                                          O primeiro samba gravado no Brasil foi  ‘Pelo Telefone’, no ano de 1917, cantado por Baiano. A letra deste samba foi escrita por Mauro de Almeida  e Donga’’.                                                   Anos mais tarde, o samba tomou as ruas e se espalhou pelos carnavais do Brasil.

                            Sambistas

Martinho da Vila

Segudo o site do Martinho da Vila, “Martinho José Ferreira nasceu em Duas Barras, Rio de Janeiro, em 12 de fevereiro de 1938. Filho de lavradores da Fazenda do Cedro Grande, veio para o Rio de Janeiro com apenas quatro anos. Quando se tornou conhecido, voltou à Duas Barras para ser homenageado pela prefeitura em uma festa e descobriu que a fazenda onde havia nascido estava à venda. Não hesitou em comprá-la e hoje é o lugar que chama de ‘Meu off-Rio’ ”.

Alcione

De acordo com o site oficial da cantora, Alcione Dias Nazareth nasceu em São Luiz, no Maranhão, em 21 de novembro de 1947.

Alcione é cantora, instrumentista e compositora. Ela detém um invejável currículo que inclui as melhores casas noturnas do eixo Rio/SP, como Canecão, Imperator, Palace e Memorial da América Latina, entre outras temporadas populares realizadas através do Projeto Seis e Meio do Teatro João Caetano (que inaugurou ao lado de Paulo Moura na  década de 1970) e Teatro Carlos Gomes (onde foi recordista de público). Além de apresentações em vários continentes, num total de 22 países, entre Europa, África, Leste Europeu, Oriente Médio e, claro, toda America.

 

Referências bibliográficas:

 


http://www.martinhodavila.com.br/

http://www.suapesquisa.com/samba/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Samba

Ilustração feita pelo Marcelo.
 
 
Vídeo: Alcione, Diogo Nogueira e Janaina Moreno- "Não Deixe o Samba Morrer" (YouTube)
 
 
Fonte do vídeo: http://youtu.be/pZPC4CI6hcQ